sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

REFORMA À VISTA

15 dicas para encarar a obra com mais segurança e organização


A ideia de qualquer reforma, seja ela pequena ou grande, vem com excitação e hesitação. Não bastassem as dúvidas sobre o projeto e os materiais, ainda existe a dúvida maior da contratação da mão de obra.

1-
Como nem sempre podemos contar com a boa sorte - embora ela exista - um caminho a ser seguido é a velha e boa indicação, ou seja, procurar um profissional que seja recomendado por um amigo.

2- Peça para ver o trabalho realizado. Verifique se o trabalho que ele fez anteriormente é similar ao que você vai fazer. Muitas vezes um profissional habituado a pequenas reformas em apartamentos não está habilitado para reformar ou construir uma casa. Muitas das situações enfrentadas serão diferentes.

3- O orçamento deve ser apresentado por escrito e detalhar cada item a ser realizado.

4- É bom haver um projeto, ele guiará a construção e ajuda a verificar se todos os pormenores estão contemplados na proposta.

5- O prazo de entrega deve ser claro, eliminando feriados e considerando horário de trabalho da equipe e épocas de chuvas caso exista trabalho a ser realizado em áreas externas.

6- Combine a forma de pagamento. Será necessário pagamento de uma porcentagem que é o sinal, para começo do trabalho. As demais parcelas, de acordo com o andamento do serviço. Adeque o volume de trabalho aos valores a serem pagos, guardando uma porcentagem para após o término da obra.

7- Acerte tudo por escrito, em um contrato. Ficará mais fácil controlar os serviços realizados e os pagamentos.

8- Com a ajuda do empreiteiro, faça um cronograma da obra. Auxilia no controle do tempo e a coordenar os trabalhos. Muito dos problemas de uma obra estão na correta coordenação destes, caso contrário, um profissional conclui um serviço, e o que vem a seguir estraga o trabalho do primeiro.

9- Fique atendo ao fornecimento do material para que a obra não pare. Se a obra não for grande, dá para combinar com o empreiteiro, o fornecimento de material básico como: cimento, areia etc. Assim você nunca será surpreendido com um pedido de compra.

10- Esteja presente na contratação de cada serviço e início do mesmo, assim você poderá verificar se será realizado de acordo com o combinado.

11- Mantenha um local trancado que só você e o empreiteiro tenham a chave para armazenamento do material que ainda não foi utilizado.

12- Quando contratar a pintura, enfatize que terá que ser dada uma última demão ou uns retoques após a instalação dos armários. Mesmo que o pintor tenha que ir embora e depois voltar para fazer isso. Combine antecipadamente qual o valor que ficará retido até essa finalização.

13- Pense bem, qual a é dimensão da obra. Analise quanto tempo você tem disponível por dia para se dedicar a ela.

14- Em uma obra você tem que tomar decisões o tempo todo, e muitas delas, são difíceis até para os profissionais, e você terá que decidir sem dominar muito bem todos os temas. A maioria das empresas tem SAC (Serviço de atendimento ao consumidor) e departamento técnico, você deve consultá-los. O acesso a informação, hoje, é bastante generoso. Faça uso dele.

15- Se for o caso, reveja o seu orçamento e considere a contratação de um profissional engenheiro ou arquiteto. Se isso realmente for inviável, prepare-se. Mesmo com tudo muito bem esquematizado raramente não existirão problemas, correrias e desgaste. Existem pessoas que reformam sozinhas mais do que um imóvel, e adoram fazer isso. Outros não querem nem pensar no assunto. Mas, depois de tudo pronto, acho que até é bem possível você dar muitas risadas.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário