quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cuidado com o cano




Mapear os encanamentos durante a obra é a melhor forma de evitar vazamentos na hora de instalar os móveis

Foto: Gety Images Ampliar
Faça um mapeamento dos canos da casa para não ter problemas futuros
O planejamento do mobiliário, principalmente o fixo, que inclui os armários de roupas, gabinetes de cozinha e banheiros, começam paralelamente à obra. Mas a instalação deles só será feita quando todas as paredes estiverem revestidas e os encanamentos escondidos.
Na fixação desses móveis e até do boxe do chuveiro, começará a pairar a dúvida de onde se poderá furar a parede sem perfurar o encanamento. Para identificar esses locais, não raro é necessário chamar o encanador ou o empreiteiro, mesmo após esses profissionais terem encerrado suas atividades.
Uma forma simples de evitar transtornos é anotar nas plantas, e principalmente nas vistas das paredes, o percurso do encanamento, assim que forem feitos. Isso antes do fechamento com o revestimento e com as medidas reais. Fotografar também ajuda, mas só essa ação não é suficiente.
Esse registro pode evitar que algum cano seja furado quando a obra já estiver concluída. Se existe um arquiteto na obra, peça a esse profissional que faça esse serviço, caso contrário, vale a pena fazer você mesmo.