quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Decoração em Halls em Prédios

Muitas vezes, à decoração do hall não se dá a devida importância, mas, se decorado de um maneira correcta, acaba por valorizar o conjunto da decoração da sua casa. Uma boa decoração de halls revela que ali moram pessoas organizadas e com muito bom gosto
Decoração de Halls
Decoração de hall de entrada
Por não se tratar muitas vezes de uma sala de visitas da sua casa, os halls de entrada não necessitam de muitos móveis, nem de objectos decorativos em excesso.

Decoração de halls pequenos

Caso se trate da decoração de halls pequenos, é suficiente um espelho. Este espelho, além de ser um objecto decorativo, serve também para dar um retoque no seu visual, antes de abrir a porta de entrada da sua casa às suas visitas.

Decoração de halls médios

Já para decorar bem um hall médio, além do espelho, um aparador e algumas flores criam sempre um bom ambiente.

Decoração de halls grandes

Para a decoração de halls grandes, o espaço pode ser decorado com um tapete, quadros e até um cadeirão ou um cabide para casacos e guarda-chuvas. Geralmente por se tratarem de ambientes de passagem, os halls precisam de uma decoração bem pensada, pois dão a idéia do que as pessoas vão depois encontrar na casa ou no apartamento.

Uma boa decoração de hall é um bom cartão de visita

O hall é o cartão de visita da sua casa, pois trata-se do local de entrada ou separação entre ambiente social e a área intima do seu lar. A decoração dos halls deve servir para acolher as visitas e reflete os gostos das pessoas da casa.
Geralmente, para a decoração de halls, usamos objectos como espelhos, quadros ou aparadores, além de uma iluminação a dequada, que poderá focar algum dos objectos ao qual queiramos dar um maior destaque.
No caso dos prédios, a decoração dos halls exige algum cuidado e paciência, pois não é tarefa simples conciliar o gosto dos diversos moradores. Sendo assim, a decoração depende de bom senso e o ideal é procurar a ajuda de um profissional.
Quando se trata da decoração de interiores de halls de entrada de quatro apartamentos dispostos no mesmo andar, por exemplo, a decoração deve ser única. Nesse sentido, é necessário conversar com os moradores dos outros apartamentos e chegar a um consenso. Para criar um ambiente descontraido, uma dica é usar um piso de cerâmica ou porcelanato em cor de areia e usar uma pintura com textura nas paredes, jogando também com a iluminação. Pode ainda usar-se gesso no teto e com isso dar mais luminosidade ao ambiente. A utilização de cores diferentes e gravuras abstratas proporcionam um ar moderno à decoração dos halls.


Tendências de decoração de interiores para 2010

As tendências de decoração de interiores que ganham mais adeptos são apenas pequenos toques artísticos que podem ser usadas em casa, sem ser necessário mudar tudo.  A vantagem de usar pequenas tendências de decoração é que assim não terá de andar sempre atrás de uma moda passageira e pode ainda passar por alguém que sabe muito sobre as tendências. É importante que escolha uma tendência que vá combinar com o resto da decoração da casa.
tendencias de decoração
Abaixo está uma lista de algumas das tendências de decoração de interiores mais adotadas e utilizadas, em 2010.
  • Estilos chamativos continuam a ser uma questão de moda em 2010. Procurar elementos peculiares para usar como decoração é ainda considerado muito interessante e surpreendente. Se tem um talento especial para encontrar estas coisas que exigem apenas um toque de um assistente de moda, então você  pode facilmente tornar-se uma parte da tendência chique que evoluiu a partir do ano anterior.
  • Ser ecológico tornou-se muito mais fácil. Produtos de decoração de interiores ecológicos está na moda. Fazer uso de produtos verdes, ecológicos, e enveredar por actividades verdes, pode proporcionar-lhe uma oportunidade de economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo.
  • Se o luxo é um factor considerado por todos, certifique-se de que investe de forma a beneficiar a sua casa. Agora é a hora de investir num chuveiro de fantasia ou fazer alarde sobre uma banheira de hidromassagem.
  • As tendências de decoração de 2010, trazem uma série de tons e cores reconfortantes. As cores neutrais e suaves podem aumentar o conforto, significativamente. Os tecidos para 2010, são ser mais suaves e confortáveis, como o veludo.
  • Pavimentos baratos que não se desvanecem, estão muito na moda em 2010. Longe vão os tempos em que o revestimento de madeira foi o material dominante. Agora tudo gira à volta dos vários tipos de parquet e cerâmica disponíveis no mercado. Com muitas cores e padrões que se podem facilmente adaptar a qualquer tipo de cozinha, wc ou quartos, sem gastar muito dinheiro.
decoração interiores
Esteja atento às tendências de decoração para 2010 e decore a sua casa de forma práctica, com personalidade  e com estilo de forma a não quebrar a harmonia entre o elementos

Espelhos decorativos
O uso de espelhos na decoração de interiores, já é comum à muitos anos. Vistos como elementos indispensáveis na decoração, os espelhos são usados de variadas formas e com variados fins.
 decoração de interiores

Espelhos para aumentar espaço

Um espelho num quarto, na sala ou no hall de entrada, vai aumentar a percepção de luz e espaço. Use espelhos para criar espaço e fazer com que a zona pareça maior. Certifique-se que o espelho reflete algo apelativo ao olhar, um candelabro na sala de estar, uma paisagem atraente que vai trazer a energia vibrante de um jardim, um quadro interessante, enfim, algo bonito e que quer realçar.
Os espelhos são úteis em pequenos espaços, onde aparentemente dobram o tamanho da área. Grandes espelhos farão uma sala ficar muito maior.
 decoração de interiores

Espelhos para aumentar a luz

Os espelhos também são úteis em espaços escuros onde se pretende refletir o máximo de luz disponível, na divisão. Isto aplica-se aos apartamentos em caves, ou numa sala que só recebe luz norte. Pode colocar um espelho estrategicamente para que a luz natural de uma janela seja refletida de volta para uma área escura da sala, ou um canto estagnado.
 decoração de interiores
Os espelhos são elementos de decoração, mas também, elementos de trabalho usados para aumentar espaços e conseguir mais luz para um espaço escuro. Use os espelhos com sabedoria e combine-os com os outros elementos da sua decoração de interiores, como sofás, quadros, lareiras, etc.


10 idéias para tornar a decoração interior da sua casa mais acolhedora
  • Divida um grande espaço em vários espaços mais pequenos, com a ajuda de conjuntos de móveis.  Faça uma área de convívio em frente à lareira com duas cadeiras confortáveis. Noutro canto da sala, coloque a televisão e um sofá, criando assim um bom espaço de entretenimento. Crie depois um terceiro espaço de decoração interior perto de uma janela, onde pode incluir uma poltrona e um pufe para desfrutar da letura de um bom livro.
  • Em harmonia com a colocação de mobiliário, use tapetes para separar zonas distintas da sala, por exemplo entre a sala de estar e a sala de jantar. Eleve o piso num dos cantos e coloque lá estantes com livros, criando assim um recanto de leitura.
  • Tal como o piso, também o tecto tem muita importância na decoração de interiores, para tornar os espaços mais “quentes”. Variar a altura do tecto é uma solução para para criar uma distinção visual espacial. A utilização de molduras também torna o espaço mais acolhedor, dando a ideia que o tecto não é tão alto como é na realidade.
  • Cores escuras nas paredes fazem o espaço parecer mais pequeno. Use tons quentes e profundos que a façam sentir bem, mas tenha sempre em atençaõ a dimensão do espaço. Você pode até pintar o tecto com uma cor diferente das paredes. Se preferir papel de parede, escolha um com um padrão grande e profundo e com cores quentes.
  • Decore a sala com grandes peças, incluindo estantes altas, grandes sofás e cadeiras cobertas de veludo, tapeçarias e outros tecidos pesados. Utilize madeiras escuras e evite peças altas em mesas de vidro, pois dão a ilusão de espaço.
  • Se tem pares de estantes, posicione-as de costas uma para a outra e usá-los como um divisor de quarto. Anexá-los junto às costas para a máxima estabilidade.
  • Evite decoração com espelhos. Se tiver um espelho na sala, pendure-o de modo a que não reflita a luz de uma janela ou outra fonte de luz. Em vez disso, tente posicioná-lo de modo a que reflita uma obra de arte favorita.  Você vai desfrutar da reflexão, mas não vai aumentar espaço à sala.
  • Instale um ou mais bancos de janela, que actuam como recantos e tornam acolhedor um espaço grande.
  • Deve também encher o espaço com vários acessórios decorativos e plantas. Use pequenas árvores colocadas em vasos para minimizar a altura de espaços muito altos.
  • Poderá criar uma divisão entre duas partes de um espaço, usando colunas ou arcos para criar uma passagem, de um espaço para o outro. Ao instalar uma porta de entrada “falsa” que é ampla e aberta, você vai quebrar a grande dimensão da sala em peças de tamanho gerenciável.


Dicas de Limpeza para a sua casa

 decoração perfeita e limpeza
Iremos dar-lhe algumas dicas de limpeza para que a sua casa fique maravilhosa e apresentar soluções como aquelas que as avós usavam quando não tinham todos estes produtos de limpeza que hoje estão prontamente disponíveis.
São dicas baratas, fáceis de preparar e mais respeitadoras do ambiente do que muitos dos produtos que se compram nas grandes superfícies. Contudo, tenha em atenção que são para limpar por isso requerem alguma cautela no manuseamento.

Dicas de Limpeza

  • Limpe as manchas mais difíceis na sua banheira aplicando uma pasta de peróxido de hidrogênio e creme de tártaro, usando uma escova de dentes e, em seguida, enxguar completamente.
  • A soda é conhecida por remover manchas instantaneamente. Despeje um pouco no local e após um ou dois segundos limpar a área com uma esponja húmida.
  • Misture uma colher de água sanitária num frasco de spray cheio de água e use-o como um spray desinfetante na cozinha, ao redor da pia e balcões.
  • Misture 2 colheres de sopa de óleo vegetal, 4 colheres de sopa de vinagre branco e 1 litro de água morna e aplique em todos os tipos de madeira para os limpar e fazê-los brilhar com um pano macio. Seque com um pano limpo.
  • Pencil eraser is great to clean black scuffmarks on the floors made by heels of the shoes. A borracha dos lápis é óptima para limpar os riscos pretos no chão, feito pelos saltos dos sapatos.
  • Para remover manchas de tapetes, tente uma mistura de ½ chávena de líquido de lavagem suave e 2 chávenas de água fervente. Use uma esponja para aplicar a mistura no tapete e limpá-lo.
  • Para desentupir um cano de esgoto, despeje uma chávena de sal e um copo de bicarbonato de sódio e depois deite muita água a ferver, para dissolver a gordura e limpá-la.
  • Use um pano limpo humedecido em soda ou vinagre branco para trazer de volta o brilhar do aço inoxidável.
  • Água pode deixar manchas e anéis nos móveis de madeira, que podem ser limpos com um pano húmido e uma mistura de pasta de dente e bicarbonato de sódio.
limpeza e decoração
Para além de uma bonita decoração, a sua casa precisa também de uma boa limpeza, siga as nossas dicas de limpeza e a sua casa ficará limpa e brilhante como nunca. São dicas de decoração fáceis que pode concretizar facilmente e com pouco dinheiro. A decoração e limpeza devem estar sempre aliadas, para uma casa de sonho

Misturar os Estilos tradicional e Moderno


 Podemos misturar o estilo tradicional com o moderno?
Na verdade a mistura dos dois estilos torna-se muito criativa: a simplicidade, limpeza e aparência organizada do design moderno, alia-se à sofisticação do detalhe  tradicional. Muitos de nós vivemos numa casa tradicional, adequada ao nosso estilo de vida, mas desejosos de adicionar peças modernas para a tornar mais moderna e fresca.
Pode, por exemplo colocar um cadeirão tradicional numa sala de decoração moderna ou até mesmo ir mais longe e modernizar os elementos decorativos, tradicionais. Uma das novas tendências de decoração de interiores é a modernização do mobiliário de estilo barroco, iluminação, espelhos, … Não há dúvida de que as linhas em estilo tradicional como o barroco e rococó são únicas. Por que não usar a sua beleza num olhar fresco, funky, mínimalista?
misturar estilos de decoração na decoração de interiores
decoração na decoração de interiores
Com o passado, criar o futuro. Contudo tenha em mente que precisa ter em atenção determinados aspectos quando está a misturar os dois estilos, tradicional e moderno. Aqui estão algumas dicas de decoração de interiores que podem ajudar:

  • Nunca vá para 50% 50%, na mistura entre o estilo tradicional e moderno. É necessário ter um estilo dominante na sala.
  • Se estiver a adicionar uma parte excessivamente ornamentada numa sala moderna, tente fazê-lo com uma obra de arte. Pode conseguir um ponto focal.
  • Como o estilo das peças é diferente, precisa de unificá-las por outros factores tais como a cor ou o padrão.
  • Não faça nunca uma parte do quarto parcialmente moderno e outra parcialmente tradicional. Espalhe os itens no mesmo estilo em vez de agrupá-los numa só área.
decoração de interiores, o estilo moderno com o tradicional
Hoje em dia não há limite para a criatividade na decoração de interiores! Pode usar a beleza do estilo tradicional  e a frescura criada pelo ambiente do estilo moderno!

PLANEJADOS EM 3D
 
Projetos em 3D
A cozinha planejada é hoje uma necessidade, pois os cômodos estão menores, dando mais possibilidades ao profissional de aproveitar melhor o espaço.
Para iniciarmos um projeto o primeiro passo e um dos mais importantes é definir hábitos e necessidades de quem vai utilizar a cozinha. Qual será o destino da cozinha? Fazer refeições, receber amigos. O prazer de preparar as refeições enquanto se recebem os amigos é ainda maior quando a cozinha conta com uma ilha, que vira o palco para o cozinheiro e sua platéia.

Um bom projeto deverá considerar também a combinação dos seguintes fatores:
Luminosidade e ventilação naturais; Boa instalação elétrica e hidráulica;
Escolha de materiais de fácil manutenção e limpeza; Prever as instalações de todos os equipamentos indispensáveis, (fogão, geladeira, freezer, microondas, lava louças, etc.).
Devemos levar em conta a distribuição dos elementos fundamentais: refrigerador, pia e fogão, formando entre si um triângulo e entre eles uma bancada de alimentos.
A dimensão da área não é tão importante, mas sim a circulação que ela oferece.

Hoje utilizamos recursos, projetos em 3D o qual nos dá uma visualização real ao projeto a ser executado. Antes de finalizarmos o projeto ele é submetido a uma série de análises junto ao cliente, que têm por objetivo possibilitar a implantação de adequações caso se fizerem necessárias.



Cláudia Camargo Designer de Interiores

Saiba como e porque contratar um Designer de Interiores

 
Na hora de decorar ou reformar a casa uma questão atormenta a vida de muitas pessoas que se vêem diante de inúmeras opções de revestimento, mobiliário, iluminação e acessórios existentes no mercado, cada vez mais, com grande diferença de preços e estilos. Por onde começar?

O risco de escolher e se arrepender faz com que essas pessoas sofram, já que o investimento não é pequeno. Nesta hora surge outra dúvida: devo contratar um Arquiteto ou Designer de Interiores?

Um grande erro recorrente é acreditar que a função destes profissionais resume-se à estética dos ambientes. No entanto, ao escolher - corretamente - um profissional, as pessoas entregam as responsabilidades e preocupações de uma obra nas mãos de indivíduos capacitados para lidar com a execução de projetos e liderança de equipes.

Para exercer a profissão, os Designers de Interiores precisam ser criativos, imaginativos e artísticos, mas, igualmente, disciplinados, organizados e empreendedores. Devem combinar uma visão estética com habilidades práticas e conhecimentos técnicos. Sobretudo, exige-se desse profissional a sensibilidade para trabalhar bem com o Cliente na busca de soluções que sejam adequadas a cada projeto.

A ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores), entidade que congrega cerca de 5.000 associados em todo o Brasil, busca organizar o exercício da profissão e ajudar os consumidores a conhecerem melhor esse mercado.

Por que contratar?

Saiba quais são as funções de um Designer de Interiores durante a execução de uma obra.

- Pesquisa e análise dos objetivos e desejos do Cliente materializados em documentos e estudos preliminares que fundem essas necessidades com o conhecimento técnico do profissional, garantindo ao projeto funcionalidade, conforto, segurança e qualidade estética.

- Confirmação dos estudos preliminares e adequação das soluções propostas ao orçamento do Cliente.

- Seleção de cores, materiais, revestimentos e acabamentos coerentes com os conceitos estabelecidos na criação e que estejam em consonância com as características sócio-psicológicas, funcionais, de vida útil, de durabilidade e de proteção ao meio ambiente.

- Especificação de mobiliário, equipamentos, sistemas, produtos e outros elementos, bem como, providenciando os respectivos orçamentos e instruções de instalação e planificação de cronogramas de execução.

- Elaboração de plantas, elevações, detalhamento de elementos construtivos não estruturais - paredes, divisórias, forros, pisos (alterações na estrutura construtiva exige a contratação de um Arquiteto ou Engenheiro), layouts de distribuição, pontos de hidráulica, energia elétrica, iluminação e de comunicação e design de móveis e definição de paisagismo e outros elementos.

- Adequação de toda a intervenção às leis e regulamentos municipais que se fizer necessária.

- Coordenação de todos os profissionais que vão atuar na execução do projeto, tais como: engenheiros, eletricistas, marceneiros entre outros, harmonizando o trabalho conforme cronograma estabelecido.

- Compra de todos os produtos, sistemas e equipamentos após cotação e aprovação do Cliente.

- Acompanhamento de toda a obra mantendo o orçamento dentro dos valores previstos ou submetendo ao Cliente qualquer alteração para prévia aprovação.

- Emissão de relatórios regulares detalhando o andamento (estágio) da obra registrando as ocorrências tais como: alterações, substituições e adequações técnicas e orçamentárias.

- Elaboração de check-list final de entrega de obra com pesquisa de satisfação a ser respondida pelo Cliente.

Como contratar

Saiba como escolher um profissional.

- Tenha em mente que quanto mais informações você fornecer mais bem sucedida será a ação do profissional na direção de atender seus desejos e necessidades.

- Para comunicar suas referências estéticas e funcionais você deve usar recursos diversos como fotos, recortes de revistas, catálogos etc.
- Entreviste mais de um Designer de Interiores para que você se familiarize com diferentes personalidades, estilos e métodos de trabalho. Solicite propostas de trabalho. (Atenção: propostas não são idéias de como o Designer de Interiores vai solucionar o seu projeto. Isso só vai acontecer depois que ele estiver contratado. Aqui, as propostas referem-se às condições de trabalho de cada um deles).

- Peça ao Designer de Interiores o seu portfólio e uma lista de clientes e referências para que você cheque pessoalmente as informações. Avalie a formação, o treinamento, a experiência e as entidades das quais faz parte o profissional.

- Se o profissional vai cuidar da execução do projeto, peça informações detalhadas sobre a sua capacidade em gerenciar obra e equipes.

- Discuta a responsabilidade que o profissional tem em relação a cumprir prazos combinados e estabeleça procedimentos para a comunicação de todas as ocorrências durante o andamento de trabalho.

- Compare as propostas recebidas. Não baseie a sua decisão apenas em preço. Considere as diferenças de cada proposta, o nível de envolvimento e relacionamento do profissional. Assine um contrato, que deve ser claro quanto à descrição dos serviços, cronograma e responsabilidades de ambas as partes.

- Assine um contrato de prestação de serviços com cláusulas claras de tudo aquilo que será realizado, condições de pagamento e que determine as responsabilidades de cada parte.

- A afinidade entre o cliente e o profissional é uma condição relevante na hora de contratar um Designer de Interiores.